O entendimento de diversos aspectos da dinâmica das complexas cidades modernas é uma tarefa desafiadora. A análise de padrões de atividade e deslocamento (Activity-Mobility Pattern - AMP) tem sido utilizada como uma das ferramentas mais úteis para o entendimento da rotina de vida dos moradores de uma cidade, e é utilizada em vários domínios como planejamento urbano, geografia, e transportes. Os AMPs modelam onde pessoas e veículos estão localizados, como eles se movimentam em áreas urbanas e quais atividades eles realizam nos lugares pelos quais passam através de certos padrões. Dado a sua importância prática, organizações governamentais tem periodicamente observado e estudado AMPs em termos do uso espaço-temporal das cidades por seus cidadãos. Estas observações muitas vezes são realizadas através de questionários e anotações, requerendo grande quantidade de tempo, esforço e recursos. O avanço nas tecnologias de computação móvel e pervasiva abrem a oportunidade para o monitoramento em tempo
real de AMPs. Este monitoramento em tempo real irá melhorar significativamente a escala e o tempo de resposta da análise de AMPs em comparação a métodos convencionais. É ainda mais relevante o fato deste monitoramento também abrir espaço para a criação de novos serviços urbanos baseados em AMPs. Por exemplo, serviços de avisos para ambientes móveis se tornarão mais eficientes e efetivos na escolha de seus clientes através da observação de seus AMPs. Muitas outras aplicações podem se beneficiar de AMPs, como escalonamento de veículos de transporte público, previsão de demanda para lojas de varejo e planejamento e gerenciamento dinâmico de distritos urbanos. Para que o monitoramento e análise em tempo real de AMPs possam ser realizados, muitos desafios de pesquisa devem ser superados.
Em particular, deve-se prover um modelo computacional que permita modelar as atividades realizadas nos diversos espaços urbanos em termos de seu uso espaço-temporal pelos residentes da cidade. Além disto, deve-se prover tecnologias escaláveis e eficientes que permitam abordar: a complexidade da semântica do monitoramento de AMPs; uma maciça quantidade de atualizações de dados de contexto como a localização de unidades móveis; e o processamento e a realização de consultas sobre os fluxos de dados de contexto gerados pelos nós móveis. O presente projeto de pesquisa tem como foco o desenvolvimento de software que permita a análise em tempo real de AMPs a partir do processamento de fluxos de dados de contexto gerados a partir de nós móveis. Como diferencias desta proposta com relação ao estado da arte constante da literatura da área destaca-se a descoberta em tempo real de AMPs, dado que a maior parte dos trabalhos anteriores utilizam uma abordagem estatística de dados armazenados e processados de forma off-line.

Instituição Executora:
Universidade Federal do Maranhão -- Campus Universitário do Bacanga -- São Luís

Instituições Colaboradoras:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão -- Campus Maracanã -- São Luís
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão -- Campus Barreirinhas
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -- PUC-Rio -- Rio de Janeiro

Equipe do Projeto:

Francisco José da Silva e Silva (UFMA) - Coordenador
Markus Endler (PUC-Rio)
Ariel Soares Teles (IFMA)
Berto de Tácio Pereira Gomes (IFMA)
Marcos Paulino Roriz Junior (PUC-Rio)