Este projeto estabelece uma cooperação entre diversas instituições de ensino e pesquisa do país para o estabelecimento de uma rede de cooperação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltada para a temática da Internet do Futuro e Cidades Inteligentes. O Instituto possui como sede o Instituto de Matemática e Estatı́stica da USP e é ligado aos Programas de Pós-Graduação das instituições envolvidas: USP, Unicamp, UFRJ, PUC-Rio, UFG, UFMS, UFMA, Unifesp e UFABC. O projeto contempla as seguintes linhas de pesquisa:

1. Infraestrutura, que inclui o suporte básico de redes de computadores, protocolos, datacenters para nuvem,

redes definidas por software e redes de sensores.

2. Middleware, que inclui sistemas de software para o gerenciamento de máquinas virtuais, composições de

serviços, comunicação, dados em larga escala (Big Data), Internet das Coisas, escalonamento de processos e

workflows.

3. Serviços e aplicações, que inclui redes sociais, redes de colaboração, mecanismos avançados de processamento

de grandes volumes de dados multimı́dia (Big Data) e suporte especı́fico para cidades inteligentes.

Cada uma das 9 universidades participantes possui o seu coordenador local. Na UFMA, a coordenação local do INCT da Internet do Futuro é exercida pelo prof Francisco José da Silva e Silva.

Instituições Executoras:

USP, Unicamp, UFRJ, PUC-Rio, UFG, UFMS, UFMA, Unifesp e UFABC